19
Maio
Sexo Antes do Casamento?
SEXO ANTES DO CASAMENTO

AS ÚLTIMAS ESTATÍSTICAS NOS ESTADOS UNIDOS MOSTRAM QUE: CADA DIA MIL ADOLESCENTES SOLTEIRAS, SE TORNAM MAES, 1106 ADOLESCENTES ABORTAM, E MAIS DE 700 ADOLESCENTES CONTRAEM ENFERMIDADES VENEREAS.
A MESMA ESTATÍTICA MOSTRA QUE 74% DOS JOVENS ASSISTEM FILMES PORNOGÀFICOS.
OS GOVERNOS ATUAIS NA AMERICA LATINA, ESTAO ENCREMENTANDO A EDUCACAO SEXUAL, COM O PROPÓSITO DE PARAR A PROPAGACAO DE DOENCAS SEXUAIS, E AO MESMO TEMPO MAIS FORMACAO DE ESTRUTURAS FAMILIARES DESFUNCIONAIS ( CASA QUE SÓ TEM PAI OU MAE).
ESTES E OUTROS EFEITOS NOCIVOS NA SOCIEDADE, INDICAM QUE A DESORDEM DA SEXUALIDADE NA JUVENTUDE AFETAM A ESTRUTURA MORAL E ESTÉTICA DA SOCIEDADE.
A POSICAO PASTORAL SOCIAL ( POSICIONAMENTO DA IGREJA DIANTE ÀS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS), ESTA CHAMADA A APRESENTAR UMA RESPOSTA DENTRO DE UMA POSIÇAO INTERPRETATIVA À LUZ DAS ESCRITURAS.
PORTANTO, DEVEMOS ENTENDER EM PRIMEIRO LUGAR QUE A SEXUALIDADE, É UM DOM DE DEUS,GN 2: 22-25, 1:27) JÀ QUE O HOMEM DESCOBRE SUA MASCULINIDADE, QUANDO OBSERVA O SEXO OPOSTO, E A MULHER DESCOBRE SUA FEMINILIDADE, DA MESMA MANEIRA.
MAS, ESTA EXPERIENCIA DE DESCOBRIMENTO E DE DESFRUTAR O DOM DE DEUS, DEVE ESTAR BASEADA EM PRIMEIRO LUGAR, NO AMOR.
SENDO ASSIM, O AMOR SE DEFINE NO DESEJO QUE TEMOS EM BENEFICIAR O PRÓXIMO, MESMO QUE NAO SEJA UM BENEFICIO PROPRIO, PORQUE O AMOR SEMPRE QUER ENTREGAR, SEMPRE INCLUE ABNEGAÇAO, PREFERE O BEM DA PESSOA QUE AMA(1 COR 13).
MAS ESTE PRINCÍPIO, NAO É O PRINCÍPIO DA LUXÚRIA, JÁ QUE ESTE, É A CONFUSAO DO DESCOBRIMENTO DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE DO SER HUMANO, NESTE SENTIDO A LUXÚRIA, DESEJA BENEFÍCIO PRÓPRIO, NO SE IMPORTANDO SE VAI FAZER MAL A OUTRA PESSOA. EM CONTRASTE COM OS PRINCÍPIOS DE DEUS, ISSO SE TORNA UMA PREFERENCIA DA MINHA VONTADE, EXCLUINDO A DE DEUS, E PORTANTO SE PODE DEFINIR COMO IDOLATRIA.
ENFRENTEMOS ENTAO, O TEMA: FORNICAÇAO
BASICAMENTE CONHECEMOS A FORNICAÇAO COMO A RELAÇAO SEXUAL FORA DO VÍNCULO DO MATRIMÔNIO, MAS O QUE A BIBLÍA FALA A RESPEITO DA FORNICAÇAO?
1 COR 6:17-19, FALA ACERCA DAS IMPRUREZAS SEXUAIS, MAS O QUE PODERIA SER UMA IMPUREZA SEXUAL SE DEUS DEU A SEXUALIDADE COMO UM DOM PARA O HOMEM?
ESTES TEXTOS ENSINAN, QUE ESTES PECADOS SEXUAIS SAO COMETIDOS DENTRO DO CORPO, SAO PECADOS QUE CONTAMINAM AO INDIVÍDUO, NO MOMENTO DA UNIAO SEXUAL COM OUTRA PESSOA, AFETANDO A SANTIDADE E PUREZA, PRODUZIDA PELA HABITAÇAO DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS, MAS A RAZAO ESPECÍFICA PELA QUAL SAO PECADOS, É PRECISAMENTE PORQUE NAO GLORIFICAM A DEUS (1 COR 6:20 FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO; GLORIFICAI POIS A DEUS NO VOSSO CORPO E NO VOSSO ESPÍRITO OS QUAIS PERTENCEM A DEUS.). JÁ QUE A PERFEITA UNIAO SEXUAL OBVIAMENTE GLORIFICA A DEUS.
EM RELAÇAO AS FERIDAS PSICOAFETIVAS QUE EXPERIMENTA UMA PESSOA QUE PRATICA FORNICAÇAO, PODEMOS OBSERVAR EM PRIMEIRO LUGAR, A INSEGURANÇA EMOCIONAL DO SEXO FEMININO, JÁ QUE ALÉM DE SE SENTIR USADA, NADA PODE GARANTIR QUE AQUELA PESSOA QUE ALCANÇOU O MÁXIMO DE UMA RELAÇAO, VÁ PERMANECER COM ELA, OCASIONANDO ISSO UMA INESTABILIDADE NA RELAÇAO ATUAL E(OU) POSTERIOR.
O HOMEM POR SUA VEZ, PERDE TODA ATRAÇAO, SENTE QUE ALCAÇOU TUDO NAQUELA RELAÇAO, E SENTIRÁ MAS DESEJOS DE EXPERIMENTAR RELAÇOES SEXUAIS COM OUTRAS PESSOAS, DESVALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE. ALÉM DISSO, TAMBÉM EXPERIMENTARÁ, QUE NAO EXISTE MAIS EXPECTATIVAS DE RECEBER MAIS CARINHO E AMOR, JÁ QUE CONFUNDE ISSO COM O QUE RECEBEU SEXUALMENTE.
EM AMBAS PESSOAS, HAVERAO MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS, VERAO O SEXO COMO A PRIMORDIAL ATRAÇAO PARA ESTAREM JUNTOS (ISSO CONTRIBUI PARA UMA DISTORÇAO DE VALORES PSICOEMOCIONAIS, COMO POR EXEMPLO, EM UM RELACIONAMENTO, NAO TEM MAIS INTERESSE PARA DESCOBRIR AS QUALIDADES DO SER HUMANO, SENAO SUA SATISFAÇAO SEXUAL).
EXISTE UM INDICE ALTO, QUE MOSTRA QUE ESTE TIPO DE RELAÇAO NAO CHEGAM AO MATRIMONIO, E COMO CONSEQUENCIA AS MULHERES AFETADAS POR ESTA SITUAÇAO, FICAM TRAUMATIZADAS PELOS SEUS ERROS, IMPEDINDO QUE TENHAM BOAS RELAÇOES POSTERIORES, QUE EM ALGUNS CASOS PODEM CAUSAR FERIDAS QUE CHEGAM AOS SEUS MATRIMONIOS.
A PROPOSTA DE SOLUÇAO PASTORAL, INDICA EM PRIMEIRO LUGAR QUE DEVEMOS ENSINAR OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS, PARA PREVINIR ESTE TIPO DE CONDUTA.
EM SEGUNDO LUGAR, APLICAR OS PRINCÍPIOS DE RENOVAÇAO DE ENTENDIMENTO, PARA CORRIGIR TANTO AS ADIÇOES DE CODUTA COMO AS FERIDAS EMOCIONAIS, PARA ESTE EFEITO PROPOMOS, O QUE EXPLICA OS SEGUINTES VERSÍCULOS:
-  RM 12:2: (E NAO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇAO DO VOSSO ENTENDIMENTO, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS.).
-  EF 2:1-3 (E VOS VIVIFICOU, ESTANDO VOS MORTOS EM OFENSAS E PECADOS, EM QUE NOUTRO TEMPO, ANDASTES, SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRINCIPE DA POSTESTADE DO AR, DO ESPÍRITO QUE, AGORA OPERA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA, ENTRE OS QUAIS TODOS NÓS TAMBÉM, ANTES, ANDÁVAMOS NOS DESEJOS DA NOSSA CARNE , FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS PENSAMENTOS, E ÉRAMOS POR NATUREZA FILHOS DA IRA, COMO OS OUTROS TAMBÉM.)
-  EF 4:23 (E VOS RENOVEIS NO ESPÍRITO DO VOSSO SENTIDO)
OU SEJA:
FAZER UM TRABALHO DE ACONSELHAMENTO E MINISTRAÇAO, PARA RENOVAR O ESPÍRITO DE VIRGINDADE, ACREDITANDO QUE A PALAVRA DE DEUS, TEM UM EFEITO PARA RENOVAR OS SENTIDOS, ENTENDIMENTO E DESEJOS DE NOSSA CARNE ( EF 4:23, EF 2: 1-3, RM 12:2). JÁ QUE O MAIOR PROBLEMA, NAO É FÍSICO MAS SIM PSICOAFETIVO (MENTE, EMOÇOES).

 

 

AUTORIA: PASTORA DANIELLE DO CARMO

©2017 - Blog da Rede Jovem Contra Mão - IEQ SINOP Studiomega